13/05/2022

Comentários 0


Como ler o pneu do seu carro? Entenda de uma vez por todas!

Artigo

 

Aposto que você tem dificuldade de entender o que são aquelas letras e números na lateral do pneu do seu carro. Mas fique tranquilo, você não o único, muitas pessoas também têm essa dúvida.

Nós da Acipar Distribuidora, além de autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™, somos distribuidores de pneus Pirelli para carros e motos, vamos te ajudar a entender melhor o que significa cada símbolo no seu pneu.

Vamos nessa?

 

 

Largura do pneu

Lendo da esquerda para direita o primeiro ícone que aparece é a indicação de largura do pneu, medido em milímetros (mm). 175mm indicado na imagem ilustrativa acima.

 

Altura do pneu

Seguindo a sequência após a barra, temos a marcação que indica a altura do pneu. O número apresentado (60) significa uma porcentagem do número anterior (175 mm).

Neste caso você precisará calcular quanto é (60% de 175mm) para saber o tamanho em milímetros. A altura do pneu aqui seria 105mm.

 

Você sabia que nós da Acipar distribuímos os pneus Pirelli e Metzeler? Dispomos de um mix de modelos completo para você.  Consulte nosso time e saiba mais!

Tipo de construção

Se formos levar em consideração a resistência, conforto, durabilidade e estabilidade, os pneus de construção radial são os que demonstram maior performance.

Dando sequência, logo após a altura, e representado pela letra R de radial, está o tipo de construção do pneu.

Existem também pneus de construção diagonal, que são representados no pneu por um traço (-). Por mais que sua tecnologia seja um pouco mais antiga, ele ainda oferece ótima resistência em vias não pavimentadas, além de ser uma opção mais em conta.

 

Diâmetro do aro

Diâmetro é a menor distância uma ponta a outra em uma circunferência. A numeração utilizada (18) no exemplo acima está na unidade de comprimento polegada. Utiliza-se essa unidade afim de aro 18.   

 

Índice de Carga

É representado por um código numérico que indica o máximo de carga que um pneu pode suportar em relação ao transporte. De acordo com o número
(98) apresentado no pneu, você consegue consultar a tabela abaixo e descobrir qual a carga máxima.

Em nosso exemplo seria 98 = 750kg.

Confira a tabela abaixo:

 

Índice de Velocidade

O índice de velocidade é representado por um código alfabético (W) que significa o máximo de velocidade em que o pneu pode rodar com a sua capacidade máxima de carga.

Em nosso exemplo acima, a letra W corresponde até 270 km/h.

 

Confira na tabela abaixo:

 

Data de fabricação

DOT é a sigla em inglês para (Departament of Transportation), que contém informações sobre o produto e é representado por números e letras.

Como pneus não tem data de validade, você vai encontrar apenas a data de fabricação.

Normalmente os últimos números expressam essa informação. Sendo que os dois primeiros números significam as semanas do ano e os dois últimos representam o ano.

 

 

 

Agora você já sabe o que significam todas aquelas letras e números do pneu do seu carro, que é um padrão internacional seguido por todas as marcas. Conheça também nossa linha de pneus Pirelli e Metzeler.

 
Curtiu o conteúdo? Gostaria de receber mais dicas? Então acompanhe o nosso blog e siga a Acipar Distribuidora nas redes sociais. 
 


WhatsApp

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Para saber mais, leia nosso Aviso de Cookies